"Guaiá de Todos Nós" o início...

April 13, 2016

Olá amigos da arte.

 

É com imenso prazer, que estamos iniciando este blog para registrar todo o processo de montagem do nosso novo espetáculo chamado, "Guaiá de todos Nós", que conta com o apoio do PROAC edital 07/2015. - DO PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL “CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE PRODUÇÃO DE ESPETÁCULO INÉDITO E TEMPORADA DE ARTES CÊNICAS PARA O PÚBLICO INFANTIL E/OU JUVENIL NO ESTADO DE SÃO PAULO”

 

No momento estamos nos preparando para nossa viajem de pré-produção, onde iremos para Goiás Velho, terra da querida Cora Coralina, onde faremos uma pesquisa de campo e colheremos depoimentos e relatos dos habitantes da região.

 

 

Deixo aqui um pequeno resumo do que será nosso projeto.

 

Sinopse

 

“Guaiá de todos nós” é um espetáculo para toda a família que elucida de forma singular ao mesmo tempo plural as histórias, cultura, folclore e culinária do estado de Goiás, através dos relatos de habitantes da região, da moda de viola, de danças circulares e do feminino, delicado e ao mesmo tempo desbravador universo de Cora Coralina.

 

Objetivo

 

O objetivo do projeto é  Investigar a cultura de Goiás, através de um  paralelo entre a cultura nacional e as poesias de Cora Coralina. Esse foi um desafio que a  Cia  Burucutu  se  impôs no  sentido  de  pluralizar  e  individualizar  ao  mesmo tempo  a  riqueza  cultural  da

região,  ouvir  os  moradores  locais,  entender  sua oratória,  tempo  e  sentimento  com  os quais  a  pessoa  comum  compõe  o  seu universo  de  “sapiência”,  a  influência  de  seus antepassados,  o  narrar  de histórias pessoais ou do coletivo. A cadência inebriante dos “causos” contados de forma simples, embalados pela moda de viola ou pela cadência da métrica e rima sutil das poesias de Cora.


Justificativa


Colocar  o  público  em  contato  com  a  cultura  Goiana,  de  forma  tão  natural  e familiar que  dispense  a  quarta  parede  teatral,  num  espetáculo  para  todas  as idades, conjunto, fluído, de senso comum, que desperte a memória dos mais velhos, de forma sensorial e subliminar,  repleta de música, costumes, sabores e  “causos”  contados  pelos nossos  avôs e  que  maravilhe  os  mais  novos  com toda a expressão lúdica da história de um povo contada por ele próprio.
Para  acomodar  todas  as  histórias  coletadas,  assim  como  ambientá-las  de forma interessante e confortável para o público, a Cia  optou em  buscar vários elementos  que unam  platéia  e  atores  num  único  coletivo.  Entre  esses elementos  estão  à  música,  a  acomodação  intimista  do  cenário,  as  danças circulares, a culinária e o teatro sensorial. 

 

Locais de realização (contra-partida)

 

A temporada do espetáculo será nas cidades de Araraquara (Teatro Municipal), Gavião Peixoto (Anfiteatro do Núcleo Cultural e Biblioteca “Profª Eulália Rosália de  Arruda  Cury), Taquaritinga  (Casa  da  Cultura),  São  José  do  Rio  Preto (Fábrica de Sonhos  -  Espaço Cultural), Campinas  (Centro Cultural Casarão  – Barão  Geraldo)  e  São  Paulo  (Espaço  dos Fofos  Encenam),  realizando  duas apresentações  por  cidade  num  total  de  12 apresentações  gratuitas,  fomentando a formação de público teatral e o acesso descentralizado a arte.

 

Ficha Técnica:


Texto/Autor:  Trabalho  de  pesquisa  realizado  pela  própria  Cia  junto  aos 
habitantes de Goiás Velho.
Direção: Luiz Carlos Laranjeiras
Produtor executivo: Cristiano Russo
Direção de Produção: Carla Tito
Atrizes: Carla Tito e Kely de Castro
Músicos/Atores: Cristiano Russo e Vinícius Camargo
Figurinos: Carla Tito
Desenho de luz: Higaro Rosales
Maquiagem: Carla Tito
Cenário: Trabalho de pesquisa conjunto da Cia
Apoio Técnico: Higaro Rosales
Duração: 50 minutos
Faixa Etária: Livre
Tema: O feminino
Conteúdo: Contos, causos e folclore de Goiás
Gênero: Drama

 

 

Please reload

Posts Recentes

April 27, 2018

December 12, 2016

October 9, 2016

August 9, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square

© 2015 by Cia Burucutu