top of page

"Guaiá de Todos Nós" o início...

Olá amigos da arte.


É com imenso prazer, que estamos iniciando este blog para registrar todo o processo de montagem do nosso novo espetáculo chamado, "Guaiá de todos Nós", que conta com o apoio do PROAC edital 07/2015. - DO PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL “CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE PRODUÇÃO DE ESPETÁCULO INÉDITO E TEMPORADA DE ARTES CÊNICAS PARA O PÚBLICO INFANTIL E/OU JUVENIL NO ESTADO DE SÃO PAULO”

No momento estamos nos preparando para nossa viajem de pré-produção, onde iremos para Goiás Velho, terra da querida Cora Coralina, onde faremos uma pesquisa de campo e colheremos depoimentos e relatos dos habitantes da região.


Deixo aqui um pequeno resumo do que será nosso projeto.


Sinopse


“Guaiá de todos nós” é um espetáculo para toda a família que elucida de forma singular ao mesmo tempo plural as histórias, cultura, folclore e culinária do estado de Goiás, através dos relatos de habitantes da região, da moda de viola, de danças circulares e do feminino, delicado e ao mesmo tempo desbravador universo de Cora Coralina.


Objetivo


O objetivo do projeto é Investigar a cultura de Goiás, através de um paralelo entre a cultura nacional e as poesias de Cora Coralina. Esse foi um desafio que a Cia Burucutu se impôs no sentido de pluralizar e individualizar ao mesmo tempo a riqueza cultural da

região, ouvir os moradores locais, entender sua oratória, tempo e sentimento com os quais a pessoa comum compõe o seu universo de “sapiência”, a influência de seus antepassados, o narrar de histórias pessoais ou do coletivo. A cadência inebriante dos “causos” contados de forma simples, embalados pela moda de viola ou pela cadência da métrica e rima sutil das poesias de Cora.

Justificativa

Colocar o público em contato com a cultura Goiana, de forma tão natural e familiar que dispense a quarta parede teatral, num espetáculo para todas as idades, conjunto, fluído, de senso comum, que desperte a memória dos mais velhos, de forma sensorial e subliminar, repleta de música, costumes, sabores e “causos” contados pelos nossos avôs e que maravilhe os mais novos com toda a expressão lúdica da história de um povo contada por ele próprio. Para acomodar todas as histórias coletadas, assim como ambientá-las de forma interessante e confortável para o público, a Cia optou em buscar vários elementos que unam platéia e atores num único coletivo. Entre esses elementos estão à música, a acomodação intimista do cenário, as danças circulares, a culinária e o teatro sensorial.


Locais de realização (contra-partida)


A temporada do espetáculo será nas cidades de Araraquara (Teatro Municipal), Gavião Peixoto (Anfiteatro do Núcleo Cultural e Biblioteca “Profª Eulália Rosália de Arruda Cury), Taquaritinga (Casa da Cultura), São José do Rio Preto (Fábrica de Sonhos - Espaço Cultural), Campinas (Centro Cultural Casarão – Barão Geraldo) e São Paulo (Espaço dos Fofos Encenam), realizando duas apresentações por cidade num total de 12 apresentações gratuitas, fomentando a formação de público teatral e o acesso descentralizado a arte.


Ficha Técnica:

Texto/Autor: Trabalho de pesquisa realizado pela própria Cia junto aos habitantes de Goiás Velho. Direção: Luiz Carlos Laranjeiras Produtor executivo: Cristiano Russo Direção de Produção: Carla Tito Atrizes: Carla Tito e Kely de Castro Músicos/Atores: Cristiano Russo e Vinícius Camargo Figurinos: Carla Tito Desenho de luz: Higaro Rosales Maquiagem: Carla Tito Cenário: Trabalho de pesquisa conjunto da Cia Apoio Técnico: Higaro Rosales Duração: 50 minutos Faixa Etária: Livre Tema: O feminino Conteúdo: Contos, causos e folclore de Goiás Gênero: Drama


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page